Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Governo Federal publica novas orientações sobre Planos de Dados Abertos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Governo Federal publica novas orientações sobre Planos de Dados Abertos

Resolução dispõe sobre os procedimentos complementares e diretrizes para a elaboração e publicação de PDAs.

Resolução nº 3, publicada em 13 de outubro de 2017, orienta órgãos e entidades da Administração Direta federal, autárquica e fundacional na elaboração e implementação do Plano de Dados Abertos (PDA). De acordo com o Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA), que é presidido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Setic/MP), a Resolução atende ao que determina o Decreto nº 8.777/2016, que trata da política de dados abertos no Poder Executivo Federal. 

A Resolução determina que, no processo de elaboração do PDA, a abertura das bases de dados dos órgãos leve em conta o interesse público, contemple as áreas finalísticas da instituição, disponibilize dados atualizados e seja construído com interfaces digitais amigáveis, que possibilitem a compreensão rápida dos conteúdos. 

Para o secretário da Setic e presidente do Comitê da INDA, Marcelo Pagotti, “a norma padroniza o conteúdo do PDA de maneira uniforme para todos os órgãos, o que facilita a sua elaboração, o acompanhamento pela sociedade e a comparação entre os documentos, assegurando mais transparência à gestão pública”. 

Depois de aprovados, os Planos deverão ser publicados na seção “Acesso à Informação” do sítio eletrônico de cada órgão. Já no Portal Brasileiro de Dados Abertos (http://dados.gov.br/), as bases de dados devem ser catalogadas com a mesma nomenclatura utilizada no PDA. 

A Resolução também dispõe que os órgãos e entidades deverão reportar formalmente ao Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União - CGU, por meio de formulário eletrônico acessível a partir do Portal Brasileiro de Dados Abertos, a publicação do PDA, sua eventual revisão e a adequação de nomenclatura de bases. 

A elaboração dos PDAs conta com o suporte do Ministério do Planejamento que, segundo o Decreto 8.777, é o órgão responsável por coordenar a gestão da Política de Dados Abertos do Governo Federal, por meio da INDA, competindo à CGU monitorar a aplicação do decreto e o cumprimento dos prazos e procedimentos.

Fonte: http://www.planejamento.gov.br/noticias/governo-federal-publica-novas-orientacoes-sobre-planos-de-dados-abertos

registrado em:
Assunto(s): dados abertos
Fim do conteúdo da página