Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Limite de armazenamento Google Workspace
Início do conteúdo da página
gsuite

Limite de armazenamento Google Workspace

  • Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 10h24
  • Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 13h22

O Serviço de Tecnologia da Informação (STI) da UFCG, informa à comunidade universitária e aos usuários da plataforma Google Workspace for Education (antigo G Suite for Education) que, devido a uma mudança na política de relacionamento da empresa Google com as instituições de ensino, haverá uma alteração na capacidade de armazenamento de dados para os serviços Google Drive, o Gmail e o Google Fotos institucionais.

A partir do comunicado do Google, que oferece a escolas e universidades uma quantidade de espaço para reserva de informações, foi detectado que o armazenamento atual da UFCG ultrapassou o limite disponibilizado pela empresa. Sendo assim, foi instituída uma política de armazenamento, disponível em https://sti.ufcg.edu.br/normas.html (Termo de Uso do Google For Education), e para que os usuários da Universidade continuem utilizando o serviço, foram tomadas algumas medidas, como a limitação do espaço de armazenamento para as contas institucionais.

Os novos limites serão aplicados a partir do dia 01/12/2023: 1GB (discentes), 10GB (servidores - professores e técnicos) e 30GB para setores da instituição.

Assim, para as contas que possuem armazenamento que excede a cota disponível, é necessário transferir os arquivos para outras contas. Para se preparar, analise o uso atual do armazenamento e transfira ou exclua os arquivos desnecessários no Drive, no Gmail e no Fotos.

Após o prazo acima, a conta que exceder o limite de espaço será suspensa e posteriormente apagada conforme resolução de politica de e-mails da instituição.

Procedimentos para análise e redução de espaço usado nos serviços do Google Workspace:

1. Para confirmar a quantidade de armazenamento que você utiliza, acesse: https://drive.google.com/settings/storage.

2. Para analisar e excluir arquivos grandes ou desnecessários no Drive, acesse: https://drive.google.com/drive/quota.

3. Para analisar ou excluir arquivos grandes ou desnecessários em drives compartilhados, acesse https://drive.google.com/drive/shared-drives.

4. Considere a possibilidade de excluir conteúdo do Drive que você pode ter copiado para um drive compartilhado. Um arquivo armazenado em dois locais está consumindo o dobro do espaço de armazenamento.

5. Para pesquisar e excluir e-mails desnecessários ou grandes, acesse Gerenciar arquivos do armazenamento no Google Drive e siga as instruções referentes ao Gmail.

Por fim, o STI acrescenta que os discentes que precisam de mais de 1GB para armazenar seus trabalhos podem utilizar a solução da Microsoft utilizada pela UFCG que dispõe de armazenamento de 30GB, disponível em https://suporte.sti.ufcg.edu.br/osticket/kb/faq.php?id=36.

Lembre-se de que sua conta do Workspace é para fins educacionais. Se você tiver arquivos ou conteúdos pessoais, mova esses itens para o Google Drive pessoal.

 Dúvidas devem ser encaminhadas via https://suporte.sti.ufcg.edu.br/ ou para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Agradecemos a compreensão.

Ianna Duarte Kobayashi de Souza
Diretora do Serviço de Tecnologia da Informação – STI/SEPLAN

registrado em:
Assunto(s): comunicado
Fim do conteúdo da página