Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Programa Gratuito de Ensino Digital 04/2021

Programa Gratuito de Ensino Digital 04/2021

• Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2022, 09h45
  • Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2022, 09h45

A Universidade Estadual do Ceará – UECE, através da Pró-reitoria de Extensão da UECE – PROEX, do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell – LEAD e do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos – IEPRO, em parceria com a Escola de Conselhos do Ceará - ECONCE, o Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente – CDECA, o Ministério Público do Ceará - MPCE, e a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos – SPS, divulgam a abertura, exclusivamente pela Internet, das inscrições para o Programa Gratuito de Ensino Digital: Capacitando CT e CMDCA do Ceará.

A seleção é aberta para todo o público, com priorização para conselheiros(as) tutelares e de direitos do Ceará, com e sem deficiência. Em caso do não preenchimento das vagas, as excedentes ficarão disponíveis para ampla concorrência.

O programa será executado a partir de investimentos da DELL COMPUTADORES DO BRASIL LTDA, portanto, será ofertado gratuitamente, sem ônus para a população cearense.

01. DOS CURSOS DISPONÍVEIS

Os cursos serão realizados on-line, por meio da plataforma Dell Accessible Learning (DAL) (Login | Dell | Accessible Learning (leadfortaleza.com.br) ou do aplicativo "Aprendizado Acessível - Lead" disponível nas versões Android e IOS (ver exceções no item 02 b). A metodologia de ensino prevê horários de estudo flexíveis e acompanhamento por tutores a distância (para turmas que possuem pessoas com deficiência). Ao se inscrever, o(a) candidato(a) deverá escolher apenas 1 (uma) opção de Curso

O(a) cursista que já tem cadastro na plataforma não precisa fazer o pré-cadastro novamente. Dentro da plataforma o(a) cursista seleciona a opção “Seleções Abertas” e inscreve-se no curso de seu interesse. Segue o link da plataforma Dell Accessible Learning (DAL) para ser acessado com o usuário e a senha (https://leadfortaleza.com.br/ead/login).

Os(as) candidatos(as) deverão ter meios próprios para utilizar a plataforma on-line, de acordo com os requisitos do item 02 deste Edital.

Para as pessoas com deficiência auditiva e surdos, usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a plataforma virtual dispõe de acompanhamento de intérpretes de Libras. Há também outros recursos de acessibilidade disponíveis na plataforma e nos conteúdos, como: alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto contraste, audiodescrição de imagens e vídeos em Libras.

É importante saber que nos conteúdos da área de desenvolvimento de software, são citados softwares de mercado, cuja acessibilidade é de inteira responsabilidade de seus terceiros. Isso quer dizer que o LEAD não garante acessibilidade desses programas.

As ementas detalhadas dos cursos ofertados estão disponíveis no link do portal Lead https://leadfortaleza.com.br/dal/courses .

Os certificados para os(as) cursistas aprovados(as) serão emitidos no prazo máximo de até 60 dias úteis após a finalização do curso e disponibilizados na plataforma para download. Seguindo o protocolo de segurança, recomendado pela Coordenação Pedagógica do Lead/Dell, não serão emitidas declarações.

registrado em:
Assunto(s): comunicado