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Dúvidas sobre caixa postal institucional para setores e departamentos.

Os servidores Técnico-Administrativos e Professores deverão acessar o Portal de Sistemas Integrados (PSI – psi.ufcg.edu.br) e utilizar a opção "Cadastrar Acesso".

Não temos política de criação de e-mails institucionais para discentes individuais, apenas para técnico-administrativos e docentes do nosso quadro efetivo, porém podem ser criados e-mails institucionais para coordenações, grupos de pesquisa, etc desde que tenha sobre responsabilidade um  técnico-administrativo e docentes efetivos por solicitante, neste caso:

  1. Encaminhar através do Protocolo Central (Processo) solicitando o(s) Serviço(s) com Nome, Mat. Siape, Setor/Coordenação/órgão do responsável (técnico-administrativo e ou docente), contato ( Ramal e E-mail institucional) e justificativa.
  2. Após recebimento e analise da documentação entraremos em contato para demais encaminhamentos técnicos.

SIM. 

Caso haja mudança de vínculo, o Serviço de Tecnologia da Informação (STI) deverá ser informado (através do e-mail suporte.emails@ufcg.edu.br) e o novo usuário deverá alterar as senhas de acesso ao usuário genérico e o antigo gestor deverá manter as mensagens e arquivos da conta de e-mail.

A partir do presente mês, Junho/2019, será disponibilizando um novo Serviço de Atendimento de Suporte por Ticket através do link https://suporte.sti.ufcg.edu.br, onde os usuários atendidos pelo STI poderão realizar qualquer solicitação de Suporte Corretivo e ou Preventivo de nossos serviços e atividades por e-mail, podendo acompanhar o histórico das ações e encaminhamentos também por e-mail sem necessidade de acesso a outros sistemas de suporte.

Outlook

Abra o Outlook
Clique no menu Ferramentas e selecione Contas ou Configurações da conta...
Na guia E-mail, clique em Novo...
Se receber uma solicitação para Escolher serviço de e-mail, selecione Microsoft Exchange, POP3, IMAP ou HTTP e clique em Próximo.
Use as informações abaixo para configurar o POP em seu cliente de e-mail:

 

Servidor de recebimento de e-mails (POP3) - requer SSL:
mail.ufcg.edu.br Usar SSL: sim Porta: 995
 
Servidor de e-mails enviados (SMTP) - requer TLS:
Usar autenticação: sim 
Porta para TLS/STARTTLS: 587

Ao se atingir 100% de quota, o e-mail fica impossibilitado de enviar e receber mensagens. Para solucionar este problema o usuário deverá excluir e-mails desnecessários para liberar espaço na caixa de entrada.

Para liberação de espaço, indicamos apagar alguns e-mails. Verifique caixas de SPAM, Rascunho e apague as mensagens, principalmente as que estão ocupando mais espaço. Após isso, limpe a lixeira.

Para saber as mensagens que estão ocupando muito espaço ordene-as por tamanho (Visualizar -> Classificar por -> Tamanho)

Além disso, havendo justificativa comprovada, o titular da conta de e-mail poderá requerer o aumento do espaço para armazenamento. Esta solicitação será encaminhada para o suporte de e-mails (suporte.emails@ufcg.edu.br) e avaliada mediante análise técnica da capacidade de armazenamento dos servidores.

Para recuperar a senha acesse http://www.psi.ufcg.edu.br/ e clique no botão 'Recuperar Senha' no botão no canto inferior da tela.

Nessa etapa o servidor solicita que seja alterada a senha do e-mail institucional e do helpdesk selecionando 'Sim' nesses dois campos. Assim, a senha do e-mail institucional e do helpdesk serão iguais à do PSI.

Suporte para unidades administrativas da reitoria.

Abra um chamado técnico via HelpDesk STI (https://suporte.sti.ufcg.edu.br), solicitando a formatação.

Dúvidas sobre o Portal de Sistemas Integrados - PSI.

O sistema web, chamado Portal de Sistemas Integrados (PSI), executa o gerenciamento do acesso aos sistemas da Instituição gerando um ponto único de acesso aos sistemas de forma que eles sejam interligados por meio de uma base de dados única e que as informações relevantes de um sistema para outro sejam vinculadas. Assim, os servidores técnico-administrativos e toda comunidade acadêmica terão acesso a todos os sistemas da Instituição de forma integrada e com a autenticação feita somente uma vez.

O PSI se constitui num ponto único de acesso aos sistemas institucionais e com funcionalidades de gestão de usuários e suas permissões de acesso aos sistemas integrados. Nesse sentido serão disponibilizadas as seguintes funcionalidades:

  1. Funcionalidades comuns a todos os usuários: ◦ Login ◦ Recuperar Senha ◦ Cadastrar Acesso
  2. Funcionalidades para usuários com permissão extraordinária: ◦ Gerenciar Usuário
  3. Funcionalidades para usuários da área de suporte de TI: ◦ Importar Dados dos Servidores do SIAPE ◦ Cadastrar Sistema ◦ Cadastrar Papéis

Realize o procedimento disponível no Manual do PSI, página 8. 

Link para o manual: https://psi.ufcg.edu.br/manuais/Psi_Manual_Usuario.pdf

Realize o procedimento disponível no Manual do PSI, página 18.

Link para o manual: https://psi.ufcg.edu.br/manuais/Psi_Manual_Usuario.pdf

Guias de configuração de sistemas.

Outlook

Abra o Outlook
Clique no menu Ferramentas e selecione Contas ou Configurações da conta...
Na guia E-mail, clique em Novo...
Se receber uma solicitação para Escolher serviço de e-mail, selecione Microsoft Exchange, POP3, IMAP ou HTTP e clique em Próximo.
Use as informações abaixo para configurar o POP em seu cliente de e-mail:

 

Servidor de recebimento de e-mails (POP3) - requer SSL:
mail.ufcg.edu.br Usar SSL: sim Porta: 995
 
Servidor de e-mails enviados (SMTP) - requer TLS:
Usar autenticação: sim 
Porta para TLS/STARTTLS: 587

1. Desinstalação do Java 8.151, ou outro Java mais atualizado.
2. Instalação do Java 8.121 (32bits) > (http://seafile.sti.ufcg.edu.br/f/88874aec52f34678963d/?dl=1)
3. Excluir os arquivos da pasta C:\Users\NOME_DO_USUARIO\AppData\LocalLow\Sun\Java <- Tudo que estiver abaixo desta pasta.
4. Redefinir as configurações do Internet Explorer para a condição padrão. (Clique em Configurações > Opções da Internet > Aba Avançadas > Botão Redefinir. 
5. Limpar cache do Java. (Botão Iniciar > Painel de Controle > Programas > Java (32bits) > Aba Geral > Botão Definições > Botão Excluir arquivos)
6. Desabilitar as atualizações do Java. (Botão Iniciar > Painel de Controle > Programas > Java (32bits) > Aba Atualizar > Desmarcar opção de atualizações automáticas)
7. Escolher a versão do Java, para identificar se há outro Java sendo reconhecido na máquina. (Botão Iniciar > Painel de Controle > Programas > Java (32bits) > Aba Java > Botão Exibir > Marcar opção do Java instalado)
8. Reiniciar o Computador
9. Incluir na Lista de Exceção de Sites, (Botão Iniciar > Painel de Controle > Programas > Java (32bits) > Aba Segurança > Editar Lista de Sites) as seguintes URLs:
     9.1. http://www1.siapenet.gov.br
     9.2. http://acesso.serpro.gov.br
10. Tentar acesso pelo navegador Internet Explorer. Caso não dê certo testar outros navegadores como o Mozilla Firefox.

Acessar a pasta do SuporteSTI no Seafile.

1 - Instalar app Diretorio\bde64\bde64\BDE5
2 - Unzip na pasta Sistema para o Diretório C:\ Com nome de pasta UFCG
3 - Executar BDE Administrator
4 - Clicar em Databases -> New -> RECURSOSHUMANOS 
5 - Clica no DB RECURSOSHUMANOS -> Edit PATH
6 - Add valor PATH -> C:\UFCG\SISTEMAS\SRH\DADOS -> Botão azul "Apply"
7 - Fechar e ele trava, abrir novamente para verificar se o DB foi criado corretamente.
8 - Abrir C:\UFCG\SISTEMAS\SRH\PROGRAMAS
9 - Criar atalho do arquivo UFCG para a área de trabalho.

Esse tutorial descreve a como usar a solução desenvolvida a fim de compatibilizar o SCP (Sistema de Controle de Processos – UFCG) ao uso em qualquer navegador de Internet (Chrome, Firefox, IE e outros), e permitir a impressão de etiquetas em qualquer impressora matricial que esteja instalada no computador do usuário. Ele permitirá a impressão independente de qual tipo de porta de comunicação use para conectar a impressora ao computador, podendo ser até mesmo usar uma impressora compartilhada.

           Segue abaixo as instruções para implantação da solução de impressão para o sistema SCP:

  •  Passo 1: Instalar Java 7 ou superior (testado atualmente com Java 7)
  •  Passo 2: Baixar o .jar com a solução de impressão e colocar para ser chamado na inicialização do Windows (menu Iniciar -> Programas -> Inicialização). Link: printsocket.jar
  • Passo 3: Acessar o sistema SCP através do seguinte endereço: https://150.165.111.scp/testes/

Obs.: caso a impressão seja feita fora dos limites da etiqueta, deve-se configurar na própria impressora, através das opção de fonte que ela oferece.

1. O serviço é oferecido a qualquer membro ou órgão da administração central, suplementares, auxiliares ou complementares; unidades acadêmicas ou administrativas e departamentos acadêmicos ou administrativos da UFCG.

Etapa

Quem faz?

O que fazer?

1

Solicitante

Abrir processo no SEI do tipo "TIC: Solicitação de Hospedagem de Site Institucional"

2

Solicitante

Preencher o formulário "TIC - Solicitação de Hospedagem de Site".

2

Chefe da Unidade

Assinar o formulário do item 2.

3

Chefe da Unidade

Enviar o processo para o STI-SEPLAN-GAB.

Manual de Abertura do Processo no SEI!

 

2. Caso a demanda seja redirecionamento de site para algum externo (Google Site ou Wix, por exemplo), orientamos o seguinte:

3. Ressaltamos que provemos apenas o serviço de hospedagem, ficando a cargo do administrador da página, formalmente designado, a manutenção do conteúdo do mesmo, bem como a atualização do Joomla! e dos seus respectivos plugins, e realização de procedimentos de backup.

4. Caso a demanda seja de migração de uma plataforma ou site existente para Joomla! padrão Governo Federal, inicialmente hospedamos o site no subdomínio do STI, para que o usuário realize as modificações/atualizações pertinentes. Em seguida, atualizamos o subdomínio de maneira definitiva. Ex: bingo.sti.ufcg.edu.br irá para bingo.uaf.ufcg.edu.br.

 

OBSERVAÇÕES:

Objetivando unicamente  preservar os recursos institucionais de infraestrutra TI do STI/UFCG para atenções primárias essenciais, bem como deixar a SEPLAN ciente de atenções outras do STI/UFCG em sua infraestrutura de Bens, Serviços e Equipamentos de TI para atender solicitantes e demandas desta natureza, orientamos sobre Hospedagem de Sites, Soluções/Aplicações de TI, Domínios cujo solicitante possua infraestrutura de Bens, Serviços, Equipamentos e Pessoal de TI (Campus, Centros, Direções, Unidades, Setores, etc), que:

a)  Solicitações desta modalidade de serviços de Hospedagem de Sites, Soluções/Aplicações de TI e Domínios cujo solicitante  (Campus, Direção, Centro, Unidade, etc) já possua infraestrutura de Bens, Serviços, Equipamentos e Pessoal de TI, seja atendido pelo STI/UFCG apenas mediante prévio ciente e deferimento formal via Processo SEI/UFCG da SEPLAN/Chefia Imediata, ou responsável direto, após conhecendo e análise destes encaminhamentos, ainda:

a.1) Nestes casos o solicitante deve, a priori, encaminhar inicialmente o respectivo processo (com justificativa) para a SEPLAN, e este órgão repassa ao STI/UFCG para atenções se deferido para outros encaminhamentos;

a.2) No caso pontual de Soluções/Aplicações de TI (Softwares institucionais) o solicitante deverá ainda apresentar no processo um relatório técnico descritivo da Solução/Aplicação de TI (uso de recursos, análise de riscos, prazo de uso, aspectos de segurança e responsável técnico de TI do solicitante para oferecer informações e fazer gestão de contingência, etc) para análise e deliberação técnica/operacional na forma de parecer pelo STI/UFCG antes de deferimento pela SEPLAN.

Observação: Para qualquer dos casos é condição essencial a designação (nome completo, matrícula/cpf, lotação, contato - e-mail institucional/ramal - e ciente da Chefia Imediata) formal no processo SEI/UFCG  respectivo de um ou mais entes de TI e ou responsável na ausência deste para receber informações, prover atenções e assumir a gestão de responsabilidade técnica, operacional é legal do solicitante na demanda.

Compartilhe arquivos grandes entre vários usuários de maneira fácil e segura.

Precisa transferir arquivos?

O FileSender@RNP é um sistema que viabiliza, de maneira simples, o envio de arquivos grandes entre usuários da rede, por meio de uma interface web. A troca de arquivos é feita de maneira confiável, permitindo que o destinatário tenha garantia sobre quem lhe enviou. Também não há o risco de estourar limites da caixa postal, levando em conta que o arquivo é colocado à disposição para download.

Como posso usar o Filesender?

Para enviar arquivos, siga os seguintes passos:

•    Autentique-se na interface web utilizando a CAFe; 
•    Realize o upload do arquivo;
•    Informe o e-mail do destinatário (ou destinatários).
 

O serviço, automaticamente, enviará um e-mail para os destinatários com um link que, ao ser clicado, iniciará o download do arquivo. O arquivo será posteriormente removido do serviço, de maneira automática, quando chegar a data limite de disponibilidade informada por quem realizou o upload.
 

Como acessar o Filesender?

Todos os usuários das instituições clientes da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) podem utilizar o FileSender@RNP à disposição para fazer o envio de grandes arquivos.

Acesse

Uso do GSuite na UFCG.

Acesso ao G Suite for Education Portal de Sistemas Integrados - PSI

 

Clique no Manual GSuite PSI

 

 

 

Explore o Centro de aprendizagem do G Suite, clique aqui!

Com foco na busca pela eficiência dos gastos públicos e na melhoria do desempenho das instituições públicas, o Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Gestão (SEGES/SEDGG), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN/SEF) e da Secretaria de Gestão Corporativa (SGC/SE/ME), ofertam aos órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional, incluindo as empresas estatais dependentes, o Sistema Integrado de Gestão Patrimonial (Siads). A ferramenta faz parte das medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional estabelecidas pelo Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019 (Art. 6º, IX).

Siads é uma ferramenta que se destina à informatização e à operacionalização do gerenciamento e controle dos estoques de bens móveis, permanentes e de consumo, de bens intangíveis e frota de veículos.

Finalidade: reconhecimento periódico da depreciação e da amortização desses bens, realizar o inventário eletrônico e automatizar o registro contábil integrado ao Siafi, em tempo real.

Quem deve utilizar: o Siads é de uso obrigatório pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, incluindo as empresas estatais dependentes, conforme Portaria nº 232, de 2 de junho de 2020.

Quanto custa: o Siads é ofertado gratuitamente aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Integrado de Serviços Gerais (SISG), custeado pelo Ministério da Economia.

Importância do modelo centralizado: garante a sustentação econômica e a alavancagem de adesões dos órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional.

Vantagens de uso da plataforma:

- promove a eficiência dos gastos públicos;
- promove o bom gerenciamento patrimonial permitindo o reaproveitamento de bens, evitando aquisições desnecessárias;
- potencializa a racionalização financeira, processual e de pessoas;
- sistematiza os registros contábeis dos estoques, bens móveis, permanentes e de consumo, e bens intangíveis (aderente ao PCASP);
- proporciona informações para apoiar as decisões governamentais de alocação mais eficiente de recursos;
- infraestrutura centralizada, sem custos para novos aderentes;

Descrição/Informações do Serviço:

A RNP provê o serviço “Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu)” no qual é permitido gerar certificados digitais pessoais para os usuários registrados na UFCG, incluindo os estudantes.

O Certificado Pessoal é uma identidade virtual que valida a identificação de usuários em procedimentos digitais, tais como:

  • Assinaturas eletrônicas
  • Cifragem de documentos
  • Autenticação em serviços eletrônicos


Abrangência:

O certificado possui validade interna à UFCG e à federação CAFe. Ele pode ser utilizado para a assinatura de documentos de interesse da universidade e de outros órgãos da federação, tendo valor equivalente ao login e senha do PSI. Sua utilização para outras finalidades, externas, depende do reconhecimento e aceite de órgãos terceiros.


Como requisitar:

Os certificados gerados tem validade de um ano, e podem ser gerados e revogados quando necessário pelo próprio usuário, através do site do serviço https://pessoal.icpedu.rnp.br


Canais de prestação do serviço:

O STI oferece aos usuários um serviço de atendimento online para esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de problemas, que pode ser acessado nos dias úteis, das 8:00 às 18:00, através do site suporte.sti.ufcg.edu.br.


Custos:

Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.

Mais informações, consulte: https://pessoal.icpedu.rnp.br/home

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